quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

EIXO NORTE DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO SAIRÁ ATÉ FINAL DO 1º SEMESTRE


Ministério do Desenvolvimento Regional prevê investimentos de R$ 25 bilhões em 114 obras para ampliar o abastecimento de água no País. Do total de projetos, 66 são no Nordeste. O destaque é para a conclusão das obras de Integração do São Francisco, que tinha expectativa das obras serem concluídas no final do ano passado ainda na gestão Temer.

O Planalto planeja com esse investimento concluir o Eixo Norte, cuja estruturas necessárias à passagem da água do rio São Francisco estão em fase final e devem ser concluídas no primeiro semestre deste ano. O Eixo Leste foi entregue em março de 2017 e abastece cerca de 1 milhão de habitantes em 35 cidades da Paraíba e de Pernambuco.

As iniciativas fazem parte do Plano Nacional de Segurança Hídrica, em elaboração pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que deve ser lançado em abril deste ano.

De acordo com a pasta, o plano vai priorizar intervenções estruturantes e estratégicas, contemplando obras dos estados e da União. Estão sendo mapeadas infraestruturas como barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração, consideradas necessárias à oferta de água para abastecimento humano e o uso em atividades produtivas. O governo vai priorizar a conclusão dos empreendimentos já em andamento.

O ministério uniu os antigos Integração Nacional e das Cidades e passou a agrupar órgãos com atuação no setor hídrico, como a própria ANA e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Para o ministro Gustavo Canuto, a reestruturação permite centralizar e unificar o gerenciamento numa única instituição, fortalecendo o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. 
Folha de Pernambuco, com agências