quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

COMO FUNCIONA O COMPRA FORA, NOVO SERVIÇO DE IMPORTAÇÃO DOS CORREIOS


O Compra Fora é a nova solução dos Correios para facilitar compras em sites estrangeiros. Similar a plataformas de redirecionamento de encomendas, o serviço permite usar um endereço de outro país para adquirir produtos que, normalmente, não têm frete para o Brasil — e fazer isso legalmente. Uma conta grátis dá direito a um endereço nos EUA, além da possibilidade de cadastrar qualquer CEP para entrega do pacote no território brasileiro.
Com a novidade do Correios, é possível saber o custo exato de frete e impostos antes de a encomenda chegar ao país. Além disso, é possível pagar tudo com cartão de crédito – antes, os Correios só recebiam valores referentes a impostos em dinheiro. Veja, a seguir, como funciona o serviço e tire todas as dúvidas.
Como funciona?
Ao criar um cadastro no Compra Fora (https://comprafora.correios.com.br), o usuário brasileiro recebe os detalhes de um endereço estrangeiro para usar nos cadastros de lojas online. Por enquanto, o serviço oferece apenas um endereço dos EUA, ideal para usar em sites americanos que não oferecem envio para o Brasil. Você estará comprando como se estivesse no exterior.
Na prática, os Correios recebem sua encomenda no armazém e encaminham para o Brasil em seguida, após o pagamento do frete internacional e dos impostos. O serviço identifica as encomendas por meio do número de suíte incluído no endereço de cada usuário.
Quanto custa?
O Compra Fora dos Correios não cobra para criar uma conta e obter um endereço estrangeiro, já que qualquer pagamento é exigido apenas quando uma compra é efetivamente realizada. É possível, portanto, se registrar no serviço gratuitamente para ter o seu endereço internacional à mão para quando precisar. Quando for necessário desembolsar frete e impostos, o serviço permite efetuar o pagamento online com cartão de crédito. Vale destacar que compras feitas com cartão de crédito podem estar sujeitas a IOF.

Simulação da compra de um iPhone XS no Compra Fora, novo serviço dos Correios — Foto: Reprodução/TechTudo
E o frete?
O preço do frete varia conforme o peso do produto comprado no exterior. Após a compra e recebimento do pacote no armazém dos Correios no exterior, o usuário recebe um e-mail detalhando os valores a serem pagos para liberar o envio ao Brasil. Há duas modalidades de frete: normal e rápido.
É possível simular os custos de envio em uma ferramenta online (https://comprafora.correios.com.br/app/calculadora-envio/index.php). O frete de um iPhone XS para um endereço de São Paulo, por exemplo, custa R$ 125 no modo normal ou R$ 150 na opção rápida. Para simular os custos, é preciso informar o valor e as dimensões da encomenda.
Quanto se cobra de impostos?
Os Correios aplicam a alíquota única do Imposto de Importação, que é de 60% sob o valor do produto mais frete. É possível obter uma estimativa de custos totais, incluindo frete e impostos, no simulador do Compra Fora – a ferramenta também mostra o preço do produto convertido para reais, mas esse valor é apenas para referência.
Os Correios podem pagar pela mercadoria?
Não. O pagamento pelo produto adquirido em um site estrangeiro deve acontecer antes da entrega no seu endereço do Compra Fora. Chegando lá, o serviço brasileiro se encarregará apenas de calcular impostos e frete, cobrar esses valores do usuário e remeter o pacote para o Brasil.