domingo, 16 de dezembro de 2018

EDUCANDÁRIO JOÃO CORDEIRO DE MELO ENCERRA O ANO LETIVO COMEMORANDO O SEU II ANO DO PROJETO “MERGULHANDO NA LEITURA”.



Encerraram nessa última sexta-feira o calendário escolar da rede pública no município de Santa Cruz - sertão do Araripe pernambucano - E mais uma vez as escolas finalizaram em grande estilo, com apresentações de projetos e comemorações com seus alunos.

O Educandário João Cordeiro de Melo – EJCM - por sua vez finalizou com a realização do II ano do projeto - Mergulhando na leitura - que trabalhou nesse ano a temática “Sem preconceitos”. O projeto que iniciou em 2017 com o intuito de incentivar os alunos a prática da leitura abordou a temática “Sem Preconceito” apresentando a diversidade cultural do nosso país através da história afro-brasileira e da cultura nordestina.

Os alunos do 1ª ao 3ª ano do ensino fundamental I – Impressionaram a todos  com apresentações de contação de história africanas; literatura nacional; entoadas nordestinas, leitura de cordel e a tradicional cantada natalina. Entretanto o que mais chamou a atenção foi à mensagem dada através das apresentações teatrais e coreografias deixadas pelos pequenos alunos, que falaram sobre o preconceito racial e cultural. Para a diretora do Educandário João Cordeiro de Melo (Gecilda Vieira) o projeto Mergulhando na leitura já faz parte da rotina escolar, e que o objetivo é tornar esse projeto uma tradição cultural dentro da própria instituição de ensino, para que a cada ano novos leitores possam ser formados e reconhecidos. Vale lembrar de que além das apresentações do projeto, a escola realizou, assim como nos anos anteriores a premiação dos alunos destaques do ano de 2018.
O projeto é uma realização consolidada graças ao empenho de todos os profissionais da escola; equipe pedagógica, administrativa, e principalmente professores e pais de alunos que se empenham para a concretização do projeto.