quarta-feira, 12 de setembro de 2018

EXÉRCITO FAZ OPERAÇÃO DE COMBATE AO DESVIO DE EXPLOSIVOS EM PERNAMBUCO E MAIS TRÊS ESTADOS


O Exército Brasileiro desencadeou, nesta terça-feira, dia 11 de setembro, a Operação Dínamo VI, voltada para o combate ao desvio de explosivos. As ações acontecem em quatro estados nordestinos: Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, 26 empresas de comércio de armas e munições são fiscalizadas.
Em todo o país, também são intensificadas a fiscalização de pedreiras e mineradoras. A ação conta com participação de militares do Exército, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Receita Estadual, Ibama e Departamento Nacional de Produção Mineral.
Segundo o Exército, o objetivo da operação é coibir os desvios de explosivos que poderiam ser utilizados para pôr em risco a segurança da população. A expectativa é que a ação auxilie no combate aos crimes utilizando explosivos.
A fiscalização nas empresas é feita através de uma vistoria das condições dos depósitos e o armazenamento dos produtos controlados pelo Exército, bem como por meio da documentação de controle de explosivos.
Uso de explosivos contra bancos
No dia 31 de agosto, criminosos explodiram três agências bancárias nos municípios de São Bento do Una e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado. No começo do mês, a PM apreendeu 36,250 quilos de emulsão explosiva, além de armas.
Em julho, bandidos explodiram caixas eletrônicos no Banco do Brasil no Centro de Pombos, na Zona da Mata de Pernambuco, distante 57 quilômetros do Recife. Dias antes, assaltantes agiram em um banco em Itacuruba, no Sertão do estado.
Via: G1 PE