domingo, 15 de abril de 2018

MARÇO DE 2018 TEM O MENOR NÚMERO DE HOMICÍDIOS DOS ÚLTIMOS 19 MESES EM PERNAMBUCO

Imagem relacionada

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Pernambuco tiveram, em março de 2018, sua menor incidência em uma série de 19 meses. Os 366 casos registrados no mês passado só estão acima das estatísticas de agosto de 2016, quando houve 362 CVLIs. Em comparação a março de 2017, quando se contabilizaram 551 homicídios, a redução foi de 33,58% (ou 185 assassinatos a menos).

Esse foi o terceiro mês seguido de 2018 com declínio dessa modalidade criminosa em relação aos mesmos períodos do ano anterior. Os dados da segurança pública, com seus diversos recortes, serão disponibilizados pela Secretaria de Defesa Social em seu portal (www.sds.pe.gov.br) na tarde deste domingo (15/04). Na sexta-feira passada (13/04), foram publicadas as informações sobre os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que também caíram (-22,5%), levando-se em consideração 2017. Em todo o mês de março deste ano, 89 municípios não registraram CVLIs e 76 apresentaram reduções.

Para 2018, a previsão de orçamento está em R$ 5 bilhões. Esses investimentos possibilitaram um dos maiores reforços já vistos nas forças de segurança pública do estado. Desde setembro do ano passado, 2.822 PMs e 1.241 policiais civis (incluindo 140 delegados) e científicos foram nomeados e estão nas ruas. No próximo mês, 300 bombeiros serão integrados ao efetivo e, no segundo semestre, será aberto um novo concurso para a PMPE, com previsão de 500 vagas. Entre os investimentos recentes, destacam-se a entrega de 1.313 viaturas para as forças de segurança; a criação de 9 delegacias de repressão ao narcotráfico; 9 unidades regionais da polícia científica; implantação do 25º Batalhão da PM, em Jaboatão dos Guararapes; instalação do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp), em Caruaru; e as Companhias independentes de Tamandaré e Araripina, além de um grupamento do Corpo de Bombeiros em Surubim. “Para este ano, vamos entregar o 2º Biesp, com sede em Petrolina, o 26º Batalhão da PM em Itapissuma, beneficiando o Litoral Norte, e a Companhia Independente de Lajedo, no Agreste Meridional. Pelo Corpo de Bombeiros, estão sendo construídos novos grupamentos em Arcoverde, Araripina, Petrolândia e Palmares, possibilitando ações mais rápidas e efetivas de resgates, salvamentos e fiscalizações nessas cidades e regiões”, complementou Pádua.