segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

CNH COM CHIP SERÁ IMPLANTADA ATÉ 2019


Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de papel está com os dias contados. A partir de 2019, o documento será emitido em formato de cartão de plástico com microchip. Segundo as informações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o novo modelo da CNH será semelhante a um cartão de crédito convencional.

De acordo com o órgão, a proposta é que no futuro a nova CNH possa ser utilizada para outras finalidades. O condutor poderá usá-la, por exemplo, para pagar as tarifas do pedágio, metrô ou ônibus. O controle de acesso a prédios públicos, universidade e estacionamento também poderá ser feito por meio do cartão inteligente
Quando a CNH inteligente será aplicada?

Os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal têm até 1º de janeiro  de 2019 para se adequar ao novo modelo da CNH. O ministro das cidades, Alexandre Baldy, explica que o cartão inteligente reduzirá a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentará a durabilidade do documento.
A partir de 2019, as Carteiras de Motoristas já poderão ser emitidas no novo formato. Os condutores que já são habilitados farão a troca da CNH no momento da renovação. O órgão afirma que os valores de emissão do documento são de competência dos Detrans dos Estados e do Distrito Federal.  

Revista Auto Esporte