quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

MADRUGADA DESTA QUINTA TEM CHUVA INTENSA DE METEOROS

Reprodução gráfica da chuva de meteoros Geminídeos feita pela Organização Meteorológica Internacional
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer entre a noite desta quarta-feira (13) e a madrugada desta quinta-feira (14) e poderá ser observada de todo o país, com visão mais privilegiada para quem estiver nas regiões Norte e Nordeste. O Calendário de Chuvas de Meteoros da Organização Meteorológica Internacional informa que o pico do fenômeno será por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira (14). Por causa do horário, o Observatório Astronômico, no Alto da Sé, e o Espaço Ciência, em Salgadinho, ambos em Olinda, informam que não haverá programação especial voltada ao público.
A expectativa é que possam ser vistos até 120 meteoros por hora. O fenômeno ocorre todos os anos no mês de dezembro, quando a Terra passa pelo rastro empoeirado de detritos rochosos deixado por um objeto chamado 3200 Faetonte. Quando o pó e os grãos deixados pelo Faetonte encontram com a atmosfera da Terra a 126 mil km por hora e explodem, formando uma chuva de “estrelas cadentes”. A área do céu onde os meteoros vão surgir, chamada de radiante, está localizada na direção da constelação de Gêmeos, perto da estrela brilhante Castor ou alfa Geminorum.
A Organização Internacional de Meteoros informou que este ano o fenômeno poderá ser melhor observado devido ao fato de a lua estar minguante, deixando o céu mais escuro que no ano passado, quando a lua estava cheia. Os Geminídeos poderão ser vistos a olho nu até o dia 17 de dezembro. A recomendação é que as pessoas observem o céu a partir de locais escuros, de preferência longe da luminosidade das cidades.  Portal FolhaPE com Agência Brasil