quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ ABRAÇA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria de Saúde, hoje dia 18 de outubro de 2017 iniciou as palestras sobre o “Outubro Rosa”, movimento mundial que tem como objetivo alertar, conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer de mama. O evento foi no Hospital João Rodrigues de Souza tendo como palestrantes, Diretora do Hospital Socorro Lima da Costa, Valmeiry de Andrade Assistente Social do Hospital e Drª Fabiola Maia.
A luta contra o câncer de mama é um trabalho incessante e é com muita alegria que identificamos uma maior conscientização em Santa Cruz. O trabalho dos profissionais de saúde, dos voluntários e de todas as instituições compromissadas com a saúde da mulher está no caminho certo, afirmou a Secretária de Saúde Emanuela Marinho.
Câncer de mama

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres e perde apenas para doenças cardiovasculares.

A cura depende muito do momento do diagnóstico e da agressividade da doença. No entanto, ela pode chegar a 99% em casos de detecção precoce.

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é realizar exame físico anual e mamografias. De acordo com protocolo do SUS, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
A senhora Teresinha Esmeralda da Silva da Fazenda Gentil participou pela primeira vez do exame preventivo por incentivo do Agente de Saúde da sua localidade. No decorrer de todo o mês de outubro as UBS vão intensificar a realização dos trabalhos educativos referentes à saúde da mulher, tendo como foco a promoção e prevenção em saúde.
Esta campanha visa à prevenção do câncer de mama e outros cuidados com a saúde. Sabemos da gravidade dessa doença, e é preciso que as mulheres dêem mais atenção ao corpo e tomem os cuidados necessários para identificar qualquer sinal que possa estar ligado ao câncer. Parabenizo a equipe e convido a todas as mulheres para que venham receber as orientações sobre saúde”, ressaltou a Prefeita Eliane Soares.


ASSESSORIA DE GABINETE: GILVAN ALVES / JÉSSICA MOURA