terça-feira, 22 de agosto de 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2ª OLIMPÍADA PERNAMBUCANA DE FÍSICA

Promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), a Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF) está na segunda edição e é uma competição voltada para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. As inscrições seguem até o dia 30 de setembro e devem ser feitas através de um formulário disponibilizado no site: www.ifpe.edu.br.
A prova será realizada no dia 20 de outubro, na escola em que o aluno se encontra matriculado. A OPEF é inteiramente gratuita e será aplicada por um professor representante, que não precisa necessariamente ser da área de exatas ou especialista, que esteja vinculado às escolas inscritas. O professor representante deve aplicar a prova objetiva contendo 20 (vinte) questões e 01 (uma) atividade chamada Desafio Experimental que é cumulativa e opcional. Os estudantes receberão certificados de participação e serão premiados com medalha de ouro, prata e bronze, conforme as notas obtidas.
A competição tem o objetivo de expandir e estimular o estudo da disciplina de física e suas aplicações, servindo como forma de introduzir o estudante na área de pesquisa científica e a uma saudável competição pelo conhecimento desta ciência. Também faz parte dos objetivos da OPEF ser uma preparação do estudante à Olimpíada Brasileira de Física (OBF), à Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e também ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), contribuindo para sua melhor formação nesta área do conhecimento.
Na edição anterior, participaram 93 escolas da Rede Estadual e 100 medalhas foram garantidas. A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jarbas Pernambucano, localizada no bairro de Cajueiro, no Recife, conquistou 25 medalhas: 7 de ouro, 5 de prata e 13 de bronze.  Outra escola que recebeu destaque na olimpíada foi a EREM Paulo Guerra, de Tejipió, que alcançou 18 medalhas, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 11 de bronze.

Clique aqui para conferir o regulamento e a ficha de inscrição