segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Blog convoca sociedade civil a dar as mãos em prol do Velho Chico

O cenário desolador do nosso Rio São Francisco tem desencantado a nossa alma e entristecido nossos dias. Hoje somos expectadores de uma morte, que cada dia se mostra mais evidente, bem diante dos nossos olhos.
O rio está secando e agora de forma muito rápida. A barragem de Sobradinho, agora quase no volume morto, continua liberando a vazão, alta para sua situação caótica e baixíssima, revelando um cenário desolador, como nunca vimos.
Pipocam nas mídias sociais e nos grupos de WhatsApp fotos e mensagens diversas em relação a situação do rio. Resumo da ópera: todos sabem, mas como tem acontecido na vida, a preocupação tem ficado no computador o no celular e não transportamos para a vida real.
Passou da hora de irmos para ruas e exigirmos providências sérias e contundentes. Não podemos mais aceitar discursos vazios de políticos sem a sensibilidade devida e o cuidado necessário. Vamos exigir, chamá-los ao trabalho agora. Já!
Os governadores dos Estados banhados pelo rio deveriam sair de suas cadeiras, urgentemente, chamarem suas bancadas de deputados e senadores e pressionarem o governo federal, aquele que gasta tubos comprando deputados, para que se movimente em caráter de urgência urgentíssima para salvar o rio. Se juntem para cobrar.
Mas não queremos discursos demagógicos ou salvadores da pátria. Queremos luta justa, desapegada de ambições pessoais de políticos de todos os partidos. Precisamos cobrar deles agora, exigir agora. Já!
E nem adianta pensar que a transposição do Rio Tocantins, como luta o deputado Gonzaga Patriota (PSB), vai resolver, porque não vai. Essa é apenas uma das muitas ações que precisam começar imediatamente como proteção das bacias, recomposição da mata ciliar, cuidado com os afluentes, desassoreamento e muito mais.
Esse Blog vai começar uma campanha forte no sentido de cobrar e chamar a atenção, mas já reforça que abre mão da autoria desse projeto e o oferece a toda a sociedade civil. Essa bandeira tem que ser de todos nós.
Por isso convocamos os colegas da imprensa, prefeitos, deputados, vereadores, líderes comunitários – entre outros segmentos. Todo mundo para se levantar e agir agora, antes que seja tarde demais. Não podemos assistir ao rio secar e só ficar reclamando.
Está na hora de ir às ruas e cobrar de todos os políticos, para que seja formada uma grande frente com um só objetivo.
Vamos compartilhar esse texto com todos, para que nossa luta tenha mais gente para fortalecer o movimento. Salvar o Rio São Francisco depende de cada um de nós, para cobrar quem já deveria estar fazendo o seu trabalho. Há muito tempo.
Por Carlos Britto