quinta-feira, 27 de julho de 2017

PREFEITURA DE SANTA CRUZ REGULARIZA A COLETA DE LIXO HOSPITALAR

A Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Saúde vem trabalhando para atingir suas metas, e uma das principais demandas foi a regularização do lixo hospitalar.
O serviço é realizado para impedir a contaminação por material perigoso, para normalizar e implementar a classificação, o manuseio, o acondicionamento, a coleta e o armazenamento dos resíduos sólidos, bem como prevenir acidentes ocasionados pela inadequada separação e acondicionamento dos perfurocortantes.

A Prefeitura faz a coleta do lixo hospitalar conforme o Código de Limpeza Pública. Há normas especiais para o lixo hospitalar, que devem ser cumpridas pelos estabelecimentos de saúde. Cabe à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) fiscalizar se essas regras estão sendo respeitadas. Em caso negativo, os estabelecimentos estão sujeitos a multas.
coleta do lixo hospitalar é realizada conforme processos estabelecidos pela  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que acerca regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado, da origem ao destino (aterramento, radiação e incineração) atingindo hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, necrotérios e outros estabelecimentos de saúde.  Esta destinação tem o objetivo de evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que atinjam profissionais que trabalham diretamente nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação desses resíduos.

É de responsabilidade dos hospitais e outros tipos de estabelecimentos de saúde a triagem dos tipos de resíduos que são gerados. A seleção deve seguir as normas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde, e o material deve ser acondicionado e armazenado de maneira adequada. Além disso, esse tipo de estabelecimento precisa reservar um local específico para estocar e dispor o lixo hospitalar para a coleta.

A grande importância da coleta de lixo hospitalar é prevenção de doenças graves, devido a quantidade de vírus e bactérias presentes nesses lixos, e sabemos que com essa coleta está trazendo segurança tanto pros profissionais como pra população e meio ambiente. É de tamanha alegria essa grande parceria da Administração de Eliane Soares  com a Secretaria de Saúde por estar mantendo esse compromisso com a população em geral, disse a Secretária de Saúde Drª Emanuela Marinho.
A Diretora do Hospital Municipal João Rodrigues de Souza, Socorro Lima da Costa; agradece a Secretária Municipal de Saúde Drª Emanuela e a Prefeitura Municipal por regularizar e adequar as normas de funcionamento desta unidade hospitalar atuando em conformidade com as normas estabelecidas pela CPRH.



ASSESSORIA DE GABINETE: GILVAN ALVES / JÉSSICA MOURA.