quarta-feira, 17 de maio de 2017

PERNAMBUCO TEM 127 CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Mais 56 municípios pernambucanos estão em situação de emergência por conta de longo período de estiagem e tiveram reconhecimento federal publicado nesta última terça-feira (16) pelo Ministério da Integração. A lista de reconhecimentos no estado chegou a 127 cidades.

A medida, complementar às ações de estados e municípios, vai permitir que as prefeituras possam ter acesso a apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

Alguns exemplos são programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal. Os governos municipais também desfrutam de benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

O governo federal tem executado ações de auxílio no estado. As iniciativas contemplam, além de apoio emergencial para abastecimento de água, obras estruturantes, com destaque para o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que beneficia o estados com seus eixos Norte e Leste, e a Adutora do Agreste.

Além disso, de maio a dezembro de 2016, o Ministério da Integração Nacional ampliou em 139,1% os repasses de recursos federais para Adutora do Agreste, que também vai receber e distribuir as águas do rio São Francisco. O investimento federal na Adutora do Agreste será de R$ 1,2 bilhão. Quando concluída, esta fase inicial fornecerá água a mais de 1,3 milhão de pessoas em 23 municípios pernambucanos.

A Operação Carro-Pipa Federal, uma das principais ações emergenciais, investiu, nos três primeiros meses do ano, mais de R$ 57 milhões para beneficiar cerca de 630 mil pernambucanos.

O Ministério da Integração também repassou recursos para perfuração de poços, sistemas de esgotamento sanitário, implementação de cisternas, sistemas simplificados de abastecimento, barreiros, kits de irrigação e pequenas barragens.

Clique aqui e veja a lista dos municípios:


Blog: O Povo com a Notícia